O que é a cetose?

A cetose é um estado metabólico natural, em que o corpo entra quando não tem hidratos de carbono suficientes para queimar como energia e passa a usar as gorduras armazenadas, convertendo-as em corpos cetónicos.

 

Tal e qual como um automóvel bi-fuel!

 

No estado de cetose, o fígado tem um papel fundamental na produção de corpos cetónicos a partir de ácidos gordos. Quando os níveis de glicose no sangue diminuem devido à restrição de hidratos de carbono na dieta, o fígado passa a converter os ácidos gordos em moléculas de acetil-CoA, que são então transformadas em corpos cetónicos, como a acetona, o acetoacetato e o beta-hidroxibutirato. 

Os corpos cetónicos são liberados na corrente sanguínea e fornecem uma fonte alternativa de energia para os tecidos do corpo, incluindo o cérebro, músculos e outros órgãos, durante períodos de baixa ingestão de hidratos de carbono.

Em termos simples, a cetose ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão baixos, o que faz com que o corpo recorra às suas reservas de gordura para obter energia. O fígado converte essas gorduras em cetonas, que são usadas pelas células do corpo como combustível (incluindo o cérebro).

Para entrarmos em cetose, geralmente é necessário reduzir significativamente a ingestão de hidratos de carbono e retirar açúcares da alimentação ou ficarmos em jejum prolongado.

Quando estamos em cetose, os níveis de cetonas no sangue aumentam, e isso pode ser medido através de testes de cetonas na urina, no sangue ou na respiração.

É importante notar que a cetose é um estado natural do corpo e pode ser alcançada de forma segura através de uma dieta baixa em hidratos de carbono e rica em proteínas e gorduras saudáveis ou de períodos de jejum controlado. O tempo necessário para entrar em cetose através do jejum pode variar de pessoa para pessoa. 

Estima-se que possa demorar cerca de 16h/18h em jejum para o corpo esgotar as suas reservas de glicogénio e começar a produzir cetonas. No entanto, este período de jejum pode ser mais curto ou mais longo dependendo de vários fatores, incluindo o nível de atividade física, o metabolismo individual e a quantidade de glicogénio armazenada no corpo.

Se estiverem a considerar o jejum como forma de entrar em cetose, é recomendável começarem com períodos mais curtos de jejum (10-12 horas) e irem aumentando gradualmente a duração. 

Além disso, é primordial a ingestão de água em abundância durante o jejum e estarem atentos aos sinais do corpo como fraqueza, tonturas ou náuseas (todos estes desconfortos são suprimidos se ingerirmos cetonas exógenas bio idênticas).

O estado de cetose é amplamente associado a uma série de benefícios para a saúde, incluindo perda de peso (pela queima da gordura como combustível), aumento dos níveis de energia e melhoria da clareza mental!

É o nosso organismo a trabalhar em pleno!

 

Voltar para o blogue